Domingo, 22 de Outubro de 2017

Aconteceu

3º Fórum Nacional sobre carvão vegetal será em Minas Gerais

Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais e Departamento de Engenharia Florestal da UFV, o fórum será nos dias 21 e 22 de outubro em Belo Horizonte

Carvão vegetal, insumo para a siderurgia brasileira.

Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), será realizado em Belo Horizonte - nos dias 21 e 22 de outubro de 2014 -, o III Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal.

Estatísticas mostram que o Brasil é responsável por mais de 40% da produção mundial industrial de carvão vegetal, tendo este insumo, como destino principal, a produção de ferro gusa, aço, ferro ligas e silício metálico, sendo que em 2012 o País consumiu cerca de 26.830 milhões de m3 de carvão vegetal (AMS, 2013).

O Estado de Minas Gerais detém o maior parque siderúrgico a carvão vegetal do mundo e tem se destacado como o maior produtor e consumidor desse insumo energético, atingido a marca de 17.750 milhões de mdc, no ano de 2012, correspondendo a 66,3% do total produzido, seguido pelos Estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul com 16,3 e 7,2% do consumo, respectivamente.

A necessidade de agregar valor ao carvão vegetal, para torná-lo competitivo com outras fontes de energia, vem motivando o meio cientifico e as empresas florestais a buscarem alternativas no sistema de produção por meio de inovações tecnológicas a fim de obterem uma maior produtividade e qualidade do carvão vegetal.

Investimentos em pesquisa e a adoção de novas tecnologias de produção proporcionarão uma produção de carvão vegetal mais eficiente do ponto de vista tecnológico, social e ambiental.

O evento vai debater temas como, por exemplo, “A cadeia produtiva de carvão vegetal: implicações econômicas, ambientais e sociais”; “Mecanismos legais para a produção e comercialização do carvão vegetal”; “Matéria prima para produção de carvão e aproveitamento energético dos resíduos”; “Secagem natural e artificial da madeira”; “Desgalha mecanizada para a produção de madeira para carvão vegetal”; “Fornos de carvão vegetal para pequenos e médios produtores”; “Sistemas de gerenciamento e controle da carbonização”; “Co-geração na produção de carvão Vegetal”, dentre outros.

São patrocinadores as empresas Vetquimica e Dinagro Agropecuária. Colaboram na Promoção do evento: Painel Florestal, Revista da Madeira e Associação Mineira de Silvicultura.

http://www.ciflorestas.com.br/conteudo.php?tit=3_forum_nacional_sobre_carvao_vegetal_sera_em_minas_gerais&id=9959

© 2011-2013 Prolenha

 

Desenvolvido por ASTRO DESIGN

Recomende-nos

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS Feed

Visitas no site

Hoje2
Ontem11
Na semana72
No mês351
Total24398

VCNT - Visitorcounter