Domingo, 22 de Outubro de 2017

Aconteceu

Plantar árvores é o melhor jeito de combater o aquecimento global

Constantemente são desenvolvidas novas tecnologias que prometem ajudar a reduzir os impactos das mudanças climáticas no planeta Terra. No entanto, um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acredita que a solução seja muito mais simples e natural: árvores.


Foto: ©iStock/Faslooff

Constantemente são desenvolvidas novas tecnologias que prometes ajudar a reduzir os impactos das mudanças climáticas no planeta Terra. No entanto, um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acredita que a solução seja muito mais simples e natural: árvores.

A solução apresentada pelos britânicos é relativamente barata, se comparada aos sistemas complexos que envolvem tecnologias ainda não inventadas. Segundo eles, o jeito mais prático de compensar boa parte do prejuízo já causado e evitar que a temperatura global suba ainda mais, consiste em plantar árvores e melhorar a qualidade do solo.

A proposta consiste em realizar o plantio em áreas que não possuem árvores e melhorar o solo através da utilização de uma camada de carvão vegetal. De acordo com o estudo publicado pela universidade, estas são as tecnologias mais promissoras até 2050.

Mesmo sugerindo esta opção, no entanto, os cientistas deixam claro que o plantio e cuidado com o solo por si só não serão capazes de reverter o impacto já causado. Para que isso seja possível, é preciso reduzir as emissões de gases de efeito estufa para os próximos anos, a fim de impedir que a temperatura do planeta aumente mais do que 2ºC.

Os autores também ressaltam que é necessário um esforço global em prol da arborização, para que a medida seja bem sucedida. Plantios pontuais não seriam suficientes para remover o CO2 da atmosfera em escala compatível com a quantidade emitida.

Clique aqui para acessar o estudo completo

http://www.ciflorestas.com.br/conteudo.php?id=11280

 

Fonte: Redação CicloVivo

© 2011-2013 Prolenha

 

Desenvolvido por ASTRO DESIGN

Recomende-nos

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS Feed

Visitas no site

Hoje2
Ontem11
Na semana72
No mês351
Total24398

VCNT - Visitorcounter